Depressão: O que está na Sombra?
- Jaqueline Figueira
- 21 de out. de 2024
- 2 min de leitura
A depressão muitas vezes surge quando negamos ou ignoramos partes importantes de quem somos. Na visão de Jung, a sombra é a parte de nossa psique onde guardamos emoções, desejos e memórias que preferimos não reconhecer ou enfrentar. Embora isso possa parecer assustador, é justamente na sombra que encontramos pistas valiosas para entender a origem de nossos estados depressivos e encontrar um caminho para a cura.
Muitas mulheres enfrentam a depressão como um sentimento de esgotamento, tristeza profunda e falta de sentido. À primeira vista, parece algo puramente emocional ou biológico, mas a abordagem Junguiana sugere que a depressão pode ser também uma forma da sombra se manifestar, pedindo para ser reconhecida.
Quando ignoramos ou reprimimos certas partes de nós mesmos – como raiva, desejos não atendidos, sonhos abandonados ou até traumas antigos – essas emoções se acumulam e se manifestam em formas de dor psíquica. A depressão, então, pode ser vista como um “peso” da sombra que está pedindo para ser enfrentado e integrado.
Ao enfrentar a sombra, a depressão pode ser transformada de uma experiência paralisante para um caminho de autoconhecimento e cura. Isso não significa que o processo será fácil ou imediato. Encarar nossas partes mais ocultas pode ser doloroso e desafiador. No entanto, ao trazer luz para a sombra, você começa a recuperar o controle sobre sua vida, integrando suas emoções, desejos e memórias de maneira mais saudável.
A depressão não é um sinal de fracasso, mas um convite da psique para que você olhe mais de perto para as partes de si mesma que foram esquecidas ou deixadas de lado. Quando você se permite explorar e integrar essas partes, começa a trilhar o caminho para uma vida mais plena e equilibrada.
Na Psicoterapia Junguiana, trabalhamos para trazer à luz essa “sombra”, permitindo que você enfrente suas emoções reprimidas de forma segura e gradual. Ao integrar essas partes, é possível encontrar novas formas de viver com mais autenticidade e significado, o que ajuda no alívio da depressão.
Vamos conversar?
Comments